Pular para o conteúdo principal

👉 Conheça a última geração da Alexa - Completa

👉 Conheça a última geração da Alexa - Completa
#anúncio

Destaques

O Poder das Palavras: sua força espiritual e as consequências que geram

                             As palavras nunca são neutras. No entendimento espírita, elas constituem forças vivas, carregadas de intenção, sentimento e direção. Cada palavra pronunciada é uma emissão de energia que se propaga no campo espiritual, alcançando o outro e retornando, inevitavelmente, ao próprio emissor. A literatura espírita nos ensina que a palavra não é apenas som articulado, mas pensamento exteriorizado. E o pensamento, como força criadora, modela realidades, influencia estados emocionais e estabelece vínculos vibratórios. Por isso, compreender o poder das palavras é assumir responsabilidade moral sobre aquilo que pensamos, dizemos e sustentamos intimamente. Nesse sentido, a palavra assume papel decisivo na construção do próprio destino espiritual. Cada expressão verbal reforça hábitos mentais, educa — ou deseduca — emoções e imprime registros sutis no perispírito. Ao longo do tempo, palavra...

O Verdadeiro Cilício


 O verdadeiro cilício, conforme abordado em O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo 5, item 26, não se refere ao sofrimento físico autoimposto, como era comum em práticas ascéticas de certas tradições religiosas. Em vez disso, o Espiritismo ensina que o verdadeiro cilício é o esforço íntimo de cada indivíduo para domar suas más inclinações, superar suas imperfeições e praticar a verdadeira caridade e resignação diante das dificuldades da vida.

Muitos acreditam que a dor física voluntária poderia servir como expiação dos pecados, mas a doutrina espírita esclarece que a verdadeira purificação do espírito ocorre através da reforma íntima. Isso significa lutar contra o orgulho, o egoísmo, a impaciência e qualquer sentimento que nos afaste do amor ao próximo e da humildade.

Jesus, em seu exemplo de amor e renúncia, não pregou a autopunição, mas sim a necessidade de carregar o próprio fardo com coragem e dignidade. O verdadeiro cilício, portanto, está no trabalho contínuo de autoaperfeiçoamento, na paciência perante as provações da vida e no esforço sincero para se tornar um ser humano melhor a cada dia.

Pelo fato de o homem estar consciente de que os sofrimentos são, muitas vezes, consequências de erros praticados em vidas passadas, não deve ver nisto motivo para não se condoer da dor alheia e não mostrar disposição para auxiliar o próximo. Pelo contrário, deve sempre intuir quais o meios que Deus colocou às mãos para suavizar o sofrimento do seu irmão, para consolá-lo e dar-lhe o amparo moral e material de que necessita.

Assim, o verdadeiro cilício consiste no sacrifício que tem por finalidade o progresso espiritual; mortificar o espírito e não o corpo, significa combater o orgulho, aceitar as humilhações sem revolta, sufocando o amor-próprio cheio de orgulho. 

Assim, aquele que escolhe suportar as provações da vida com resignação e bondade pratica o mais valioso dos cilícios: o do coração e da alma.

Comentários

Apple iPhone 16 (128 GB) #anúncio

Apple iPhone 16 (128 GB) #anúncio
Em até 12 X de R$ 421,63 sem juros

Ler ficou simples: Descubra o Kindle

Ler ficou simples: Descubra o Kindle
#anúncio

CAMISETAS AFETIVAS

CAMISETAS AFETIVAS
Neste Natal presentei com uma camiseta exclusiva Santa Vidência

Assine o Amazon Music #Anúncio

Assine o Amazon Music #Anúncio
3 Meses Grátis!

Instagram

Postagens mais visitadas